Em 11 de janeiro de 1961, Emilio Bombassei e Italo Breda fundaram a Officine Meccaniche di Sombreno, o progenitor original da Brembo de hoje. Já com eles estava o atual presidente do grupo, Alberto Bombassei, que tinha apenas vinte anos na época.
Este foi o início de uma aventura de meio século que levou a Brembo a se tornar líder indiscutível no mercado de sistemas de freios. A Brembo começou a produzir discos de freio para carros em 1964 e sistemas de freio para motocicletas em 1972, enquanto em 1975 a empresa se aventurou na Fórmula 1, fornecendo seus próprios sistemas de freios para os carros da Ferrari GP. Durante este meio século, através da inovação tecnológica e pesquisa contínua em materiais e processos de fabricação, a Brembo se tornou uma das marcas mais prestigiadas do mundo.
Em 1995, a Brembo foi listada na Bolsa de Valores de Milão e inaugurou uma estratégia de crescimento que, com o tempo, levaria a Companhia a ter instalações de produção em todo o mundo, crescimento continuado de receita e um número cada vez maior de funcionários.